Dúvidas? / Informações | Koncept Inline
Como devo escolher o tamanho do meu patins?

Em relação a qual número comprar nós aconselhamos comprar o seu tamanho mesmo, o tamanho que você costuma usar para um tênis confortável para correr, academia, etc. Caso haja um histórico de trocas por números maiores, um número a mais do que você geralmente usa não vai te atrapalhar; neste caso você pode optar por um tamanho maior e usar com meias grossas.
Exemplo: Se você calça tênis 36 BR o patins deve ser o 36 mesmo, mas se calça 36/37 o patins deve ser o 37 e poderá usar com meias grossas. Todos os patins de nosso site já estão convertidos no tamanho brasileiro.
Estamos no Brasil, então usamos as tabelas de tamanhos brasileiros em nosso site, assim como comprar um tênis em loja online aqui no Brasil. Mesmo tamanho!
O patins deve ser no mesmo tamanho que calça em tênis esportivo no tamanho BR (brasileiro mesmo), ou no máximo 1 número maior e use com meias grossas.
(Não deve ser no tamanho baseado em sapato, tênis casual, bota chinelo, sapatilha, etc), mas sim no tamanho de tênis esportivo (aquele tênis de praticar atividades físicas como correr ou academia)

Existem algumas raras exceções nessa regra de tamanho, mas quando houver estarão escritas na descrição do produto (o campo que fica abaixo das imagens, nas informações do produto).
Outra informação importante é o peso suportado por cada modelo ou marca de certos patins, pois varia muito e cada modelo suporta até um número ''x'' de peso, importante verificar.

Em caso de criança ou adolescente em fase de crescimento recomendamos os modelos ajustáveis, ou se for de numeração fixa, recomendamos que seja 1 número maior, no máximo 2 números maiores.

DÚVIDAS: Envie mensagem pelo chat do site, pelo whatsapp (51) 98107.4961 (áudio ou mensagens) e para ligações pelo Fixo: (51) 3922.4735 ou por email: sac.koncept@gmail.com

PATINS INLINE, ROLLER, QUAD, QUAIS DIFERENÇAS?
Patins quad: são patins para passeios, dança ou patinação artística. 
Patins quad: rodas lado a lado, chamados também de tradicional, retrô ou clássico, desenvolvem menor velocidade que os patins inline. Ideal pra superfícies lisase planas. São mais lentos que os inline.
Patins inline: rodas em linha, chamados também de roller, ideal para asfalto. Ideal pra qualquer tipo de superfície. São mais velozes.
Pra ambos existem modalidades diferentes.
Os 2 são patins, um se chama quad e outro inline. Mas o inline é conhecido também como roller devido a marca Rollerblade. E o quad é conhecido como tradicional, clássico ou retrô.

Qual o melhor patins para inciantes?
O patins ideal a um iniciante é um patins que tenha suporte adequado, fixação segura, bota confortável e rodas e rolamentos que permitam o desenvolvimento da velocidade do patinador. Para iniciar no lazer e recreação o ideal é que procure por modelos que atendam ao seu objetivo.
Se sua vontade é patinar em orlas, ciclovias, parques, você pode optar por patins da categoria Fitness / passeio ou da categoria Freestyle / Urban. Estes modelos possuem tamanhos de roda compatíveis com uma patinação prazerosa e segura, as rodas de tamanho 80mm cumprem este papel. A diferença entre modelos que atendam a estas categorias é que os modelos Fitness / passeio são patins extremamente confortáveis projetados para que o patinador que busca patinar mas não pretende realizar manobras arrojadas. A categoria Freestyle /urban conta com patins pra patinadores mais avançados, já que seus patins são projetados para ter resistência a saltos e manobras profissionais; mas mesmo assim são patins indicados a quem inicia pois seu tamanho de rodas permite um controle de velocidade adequado aos primeiros passos.
Caso sua intenção seja patinar em pistas para manobras, realizar manobras em canos, quinas, realizar saltos e andar em mini rampas; os patins que você deve procurar são os que chamamos patins da categoria Street.

Dica: Recomendamos sempre usar meias com o cano mais alto que o do patins.

Kits de proteções e capacete:
SEMPRE recomendamos o uso, são equipamentos que valem todo o investimento, tanto para roller, patins, skate, bike, qualquer esporte!

Sobre a diferença entre os modelos de patins e suas modalidades:

FITNESS (passeio)
É a pratica de patinação mais light, usada como forma de recreação onde se pode passear por ruas, ciclovias e parques ou como esporte para melhoramento do condicionamento físico e queima de calorias pelo praticante.
O patins tem a bota sofboot (macia), não foi projetada pra impactos. Quanto maior as rodas, maior será a velocidade. Geralmente possuem um freio traseiro. FREESTYLE / URBAN (urbano) Patinação de estilo livre como o próprio nome diz, onde você pode patinar a vontade, fazendo um mix das diversas modalidades existentes como saltar, realizar manobras, slides, giros, correr ou simplesmente patinar por diversão com os amigos. Não existem regras nem locais específicos para a prática, apenas diversão ao andar por ai e explorar suas habilidades. Os patins usados aqui são do tipo Freestyle, alguns modelos podem ser adaptados para diversas outras modalidades.
São patins robustos, de bota rígida: hardboot, pra maior firmeza e foram projetados pra impacto. Rodas grandes desenvolvem mais velocidade. Raramente possuem freios. Pois existem outras formas/ técnicas de frenagem. SLALOM (rockeado) Os patins usados aqui são do tipo Freestyle. A diferença esta em sua base, as rodas são rockeadas, isto significa que a primeira e a última roda do patins deve ser menor que as duas no centro, uma diferença de pelo menos 2mm no tamanho destas rodas. Esta mudança nas rodas desestabiliza o patins facilitando as manobras curtas do esporte. Exemplo: 76mm e 72mm ou 80mm e 76mm.
Patins com rodas rockeadas com manobras entre cones. Não possuem freio. AGGRESSIVE / STREET / VERT (manobras) Consiste em realizar saltos extremos, giros, deslizar sobre corrimão, bancos, paredes, canos, ultrapassar qualquer obstáculo que encontrar pelo caminho. Os patins usados aqui são do tipo Street.
A modalidade é classificada com os tipos: Street, praticado em ruas onde qualquer elemento como corrimão, escadas, cavaletes, muretas, bancos, podem servir de obstáculo, sua criatividade é quem manda; Park, praticado em skateparks, locais com rampas e obstáculos criados especificamente para esta modalidade; Half-pipe, rampas onde são feitos saltos com giros e slides.
São patins robustos, com rodas pequenas, não possui freio. Projetado pra impactos. Não serve pra passeio.
VERTICAL
Praticado em Half-pipes, rampas em formato de U, onde são feitos acrobacias, saltos com giros e slides. Os patins usados aqui são do tipo Street. É uma modalidade de competição, o esporte esta incluído no X-Games e consiste em realizar as melhores manobras e saltos em um determinado período de tempo.
O maior salto registrado no Guinnes Book. Sua prática no Brasil é pequena devido a falta de locais com rampas em tamanho adequado. SPEED (velocidade) Modalidade que consiste em deslizar sobre uma pista oval fazendo o menor tempo possível. Exige muito esforço do patinador, técnica apurada de remada e curvas, além de uma excelente capacidade cardiorespiratória e endurance.
Para esta modalidade são usados patins do tipo Speed, eles possuem bota de cano baixo feitas com materiais leves como fibra de carbono e rodas maiores, oferecendo grandes velocidades no circuito.
São patins chamados de sapatilhas, com rodas grandes. DOWNHILL (ladeiras) Uma modalidade arriscada, indicada apenas para os mais corajosos. Exige o uso de equipamentos de segurança iguais aos de um praticante de motovelocidade, como o uso de macacão, luvas e um capacete fechado pois em uma queda em alta velocidade o risco é maior.
Sua pratica é feita em ruas com ladeiras, estradas e serras, consiste em desce-las em alta velocidade. Os patins usados aqui são do tipo Downhill, possuem bases mais longas para oferecer maior estabilidade do patins quando em alta velocidade. HÓQUEI (Hockey) Esporte jogado entre duas equipes de seis jogadores. São usados tacos para movimentar um disco na pista, com o objetivo de marcar pontos acertando o gol adversário, como num jogo de futebol.
É um jogo extremamente rápido, que demanda bons reflexos do jogadores e também um esporte de alto contato, exigindo equipamentos de proteção específicos ao esporte. Em uma tacada o disco arremessado pode alcançar altas velocidades. Os patins usados nesta modalidade são do tipo Hockey, semelhantes aos modelos usados no Hockey no gelo.
HÓQUEI TRADICIONAL
Inicialmente o Hóquei surgiu com os patins do tipo Quad e até hoje ainda existem competições com equipamentos quad e inline. O jogo é semelhante ao Hóquei inline, a diferença fica nos equipamentos, com o uso de patins Quad e menos equipamentos de proteção nos jogadores, além de uma bola no lugar do disco.

3 RODAS DE PATINS INLINE (roller com 3 rodas)?

Por que patinar patins inline com base com 3 rodas?
VELOCIDADE: rodas maiores, mais velocidade.
AGILIDADE: um ponto a menos de contato no solo = patins mais ágeis.
LEVEZA: uma roda a menos, 1 parafuso, 2 rolamentos e 1 espaçador a menos em cada pé.
FLUIDEZ: rodas maiores fluem melhor pelas imperfeições e irregularidades de qualquer asfalto ou piso.

Qual a diferença entre os tamanhos das rodas de patins inline?

Basicamente as rodas maiores desenvolvem maior velocidade, simples assim, porém existe uma classificação/categoria/modalidade para que elas atendam melhor as expectativas, sendo assim geralmente:

- as rodas de 58 e 60mm são usadas para a modalidade Street/Manobras; são pequenas pra facilitar as manobras da modalidade.

- as rodas de 72, 76 e 80mm são usadas para as modalidades Fitness/Passeio/Urban/Freestyle/Slalom; pois são de certa forma "padrões" dão mais agilidade. São as mais usadas. 

- as rodas de 84 e 90mm são usadas usadas para as modalidades Fitness/Passeio/Urban/Freestyle; desenvolvem um pouco mais de velocidade e estabilidade. Porém são as menos procuradas pelis patinadores.

- as rodas de 100, 110 e 125mm são usadas para as maior velocidade, urban, ou até nesmo pra uso fitness de alto desempenho. São as rodas do momento devido a velocidade e agilidade.

Curiosidade: as rodas mais usadas e mais pedidas são de patins com 4 de 80mm e com 3 rodas de 110mm.


Qual a diferença entre a dureza das rodas de patins inline?
Existem rodas mais macias e outras mais duras, isso geralmente é informado na roda sendo por exemplo: 85A da maneira padrão ou F2 nas rodas da marca Matter.
As rodas macias têm mais aderência ao piso e são melhores para superfícies lisas e de melhor qualidade, proporcionam mais conforto.
As rodas duras são mais duráveis e desenvolvem maior velocidade porém menos aderência ao piso geralmente usadas para superfícies de pior qualidade.

Sobre os Rolamentos:
Sobre os Rolamentos:
Os modelos básicos de Patins já vem com rolamentos ABEC-5, SG-5. Já os modelos mais intermediários acompanham rolamentos ABEC-7, SG-7. Os modelos mais avançados possuem SG-9 ou vem com os rolamentos ILQ.

Qual a diferença do tamanho das 3 rodas?
100mm = agilidade, ideal para manobras.
110mm = velocidade e agilidade, ideal para percorrer a cidade sem abrir mão de saltos e manobras.
125mm = velocidade, ideal pra percorrer distâncias e manter sempre a velocidade alta.

Sobre freio em patins:
Patins quad possui freio dianteiro em ambos pés, já os modelos inline o freio é traseiro em um dos pés, porém nem todos inline possuem freios, depende de cada modalidade e marca.
E existem diversas formas de frear ou reduzir a velocidade sem utilizar o freio, recomendamos treinar com patinadores mais experientes, pesquisar na internet ou encontrar instrutores de patinação.

BENEFÍCIOS DA PATINAÇÃO
É importante lembrar que, para conseguir resultados na patinação, em termos de queima de calorias, redução de peso e etc, é preciso ter uma boa técnica para obter o máximo proveito do empurre e deslize dos patins. Recomendamos aquecimentos e alongamentos.
Assim, pode auxiliar no emagrecimento devido a alta queima calórica. Patinar também é uma terapia ao ar livre, onde ao patinar em um parque por exemplo, temos a sensação de bem estar, juventude e liberdade.
Especialistas em condicionamento são unânimes em apontar que a patinação, quando praticada na forma de cross-training, é uma atividade aeróbica de baixo impacto e de grandes benefícios físicos. Alguns estão relacionados abaixo:
Auxilia no controle do peso;
Fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos
Desenvolve a flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência;
Aumenta a resistência muscular, modela a musculatura dos membros inferiores, especialmente coxas e glúteos;
Quando o tronco é levemente projetado para frente, trabalha costa e abdômen;
Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e também melhora o condicionamento respiratório.
Então pode ajudar na definição muscular, dos glúteos, coxas, panturrilhas, abdômen, costas... devido aos músculos trabalharem bastante.