Dúvidas Frequentes | Koncept Inline
Como devo escolher o tamanho do meu patins?

Em relação a qual número comprar nós aconselhamos comprar o seu tamanho mesmo, o tamanho que você costuma usar para um tênis confortável para correr, academia, etc. Caso haja um histórico de trocas por números maiores, um número a mais do que você geralmente usa não vai te atrapalhar; neste caso você pode optar por um tamanho maior e usar com meias grossas.
Exemplo: Se você calça tênis 36 BR o patins deve ser o 36 mesmo, mas se calça 36/37 o patins deve ser o 37 e poderá usar com meias grossas. Todos os patins de nosso site já estão convertidos no tamanho brasileiro.
Estamos no Brasil, então usamos as tabelas de tamanhos brasileiros em nosso site, assim como comprar um tênis em loja online aqui no Brasil. Mesmo tamanho!

Em caso de criança ou adolescente em fase de crescimento recomendamos os modelos ajustáveis, ou se for de numeração fixa, recomendamos que seja 1 número maior, no máximo 2 números maiores. Mas em caso de adulto segue a regra acima do patins ser no mesmo tamanho que calça em tênis esportivo (não sapato, chinelo, sapatilha, etc), mas no tamanho de tênis.

Existem algumas raras exceções nessa regra de tamanho, mas quando houver estarão escritas na descrição do produto (o campo que fica abaixo das imagens, nas informações do produto).
Outra informação importante é o peso suportado por cada modelo ou marca de certos patins, pois varia muito e cada modelo suporta até um número ''x'' de peso, importante verificar.


Dúivdas: Envie mensagem pelo chat do site, pelo whatsapp 51 98149.3722 ou por email: sac.koncept@gmail.com


Qual o melhor patins para inciantes?

O patins ideal a um iniciante é um patins que tenha suporte adequado, fixação segura, bota confortável e rodas e rolamentos que permitam o desenvolvimento da velocidade do patinador. Para iniciar no lazer e recreação o ideal é que procure por modelos que atendam ao seu objetivo.
Se sua vontade é patinar em orlas, ciclovias, parques, você pode optar por patins da categoria Fitness / passeio ou da categoria Freestyle / Urban. Estes modelos possuem tamanhos de roda compatíveis com uma patinação prazerosa e segura, as rodas de tamanho 80mm cumprem este papel. A diferença entre modelos que atendam a estas categorias é que os modelos Fitness / passeio são patins extremamente confortáveis projetados para que o patinador que busca patinar mas não pretende realizar manobras arrojadas. A categoria Freestyle /urban conta com patins pra patinadores mais avançados, já que seus patins são projetados para ter resistência a saltos e manobras profissionais; mas mesmo assim são patins indicados a quem inicia pois seu tamanho de rodas permite um controle de velocidade adequado aos primeiros passos.
Caso sua intenção seja patinar em pistas para manobras, realizar manobras em canos, quinas, realizar saltos e andar em mini rampas; os patins que você deve procurar são os que chamamos patins da categoria Street.

Ao comprar seu primeiro patins, o cliente faz sua escolha a partir de custo, estética e recomendações. Gostaríamos de informar que mesmo os produtos mais em conta de nossa site são patins criteriosamente escolhidos para um patinar adequado e prazeroso. Confie em nossa seleção de produtos.

Recomendamos sempre usar meias com o cano mais alto que o do patins.

Kits de proteções e capacete:
SEMPRE recomendamos o uso, são equipamentos que valem todo o investimento!

Patins quad: são patins para passeios, dança ou patinação artística.
Patins quad: rodas lado a lado, chamados também de tradicional, retrô ou clássico, desenvolvem menor velocidade que os patins inline.
Patins inline: rodas em linha, chamados também de roller, ideal para asfalto.


Qual a diferença entre os tamanhos das rodas de 58, 60, 72, 76, 80, 84, 90, 100, 110, 125 mm?

Basicamente as rodas maiores desenvolvem maior velocidade, simples assim, porém existe uma classificação/categoria/modalidade para que elas atendam melhor as expectativas, sendo assim geralmente:
- as rodas de 58 e 60mm são usadas para a modalidade Street/Manobras; pois dão uma maior estabilidade.
- as rodas de 72, 76 e 80mm são usadas para as modalidades Fitness/Passeio/Urban/Freestyle/Slalom; pois são de certa forma "padrões" dão mais agilidade, são as mais usadas.
- as rodas de 84 e 90mm são usadas usadas para as modalidades Fitness/Passeio/Urban/Freestyle; desenvolvem um pouco mais de velocidade e estabilidade.
- as rodas de 100, 110 e 125mm são usadas para as maior velocidade, urban, fitness de alto desempenho.

Qual a diferença entre a dureza das rodas?

Existem rodas mais macias e outras mais duras, isso geralmente é informado na roda sendo por exemplo: 85A da maneira padrão ou F2 nas rodas da marca Matter.
As rodas macias têm mais aderência ao piso e são melhores para superfícies lisas e de melhor qualidade, proporcionam mais conforto.
As rodas duras são mais duráveis e desenvolvem maior velocidade porém menos aderência ao piso geralmente usadas para superfícies de pior qualidade.

Sobre os Rolamentos:
Sobre os Rolamentos:
Os modelos básicos de Patins já vem com rolamentos ABEC-5, SG-5. Já os modelos mais intermediários acompanham rolamentos ABEC-7, SG-7. Os modelos mais avançados possuem SG-9 ou vem com os rolamentos ILQ.


Sobre a diferença entre os modelos de patins e suas modalidades:

Fitness / Passeio: Prática da patinação recreativa em parques e ciclovias ou grandes espaços abertos geralmente com pisos e superfícies de melhor qualidade, são patins mais assemelhados a tênis e muito confortáveis. Não foram projetados pra saltos e nem manobras, apenas para patinar mesmo.

Freestyle / Freeskate / Urbano / Urban: Prática da patinação de um estilo livre em parques, ciclovias, ruas, etc... com pisos, asfalto e superfícies de todo tipo, são patins mais robustos e resistentes a impactos como saltos, pulos e algumas manobras.

Slalom / Slalom Speed / Slalom Freestyle: O Slalom basicamente é esporte praticado com a finalidade de desviar de cones ou então outros obstáculos como os piquetes no esqui alpino. Na patinação existem duas modalidades de Slalom, o Slalom Speed em que o objetivo é desviar e cruzar por todos os cones com a maior velocidade possível. Já o Slalom Freestyle que também possui um estilo livre, alguns diriam que é como se fosse uma dança entre os cones e assim como todos os esportes Freestyle existentes há possibilidades infinitas de criar, combinar manobras técnicas com dança e etc. O Slalom está entre as modalidades mais livres e técnicas da patinação, e nele se estabeleceu a utilização de cones como obstáculos, igualmente espaçados e em fileira. Atualmente existem três medidas que são utilizadas nas competições oficiais. São elas 50cm entre cada cone, 80cm e 120cm.

Street / Vert / Manobras / Aggressive: Essa modalidade consiste em uma patinação mais agressiva com manobras de salto, giros e grinds (deslizar com o patins em cantoneiras, corrimão) executados em obstáculos do cenário urbano, parques ou skatepark's com rampas, cantoneiras, corrimão, escadarias, desfrutando de muita técnica e criatividade. Vert ou Vertical como são chamados, são as mesmas manobras executadas do street, em Halfpipe (rampa em forma de "U"). Essa categoria contém patins mais robustos, pesados e resistentes a saltos e grinds. Por ter a roda pequena, não é um patins para passear na rua.

Velocidade / Speed / Racing / Corrida: A patinação de velocidade é uma modalidade no qual os atletas competem patinando ao redor de uma pista oval, alternando força técnica e ritmo nas retas e exigindo coordenação e equilíbrio nas curvas. Existe também as competições por equipes.

Inline Downhill: A modalidade exige o uso de equipamentos de segurança iguais aos de um praticante de motovelocidade. Sua pratica é feita em ruas com ladeiras, estradas e serras, consiste em descê-las em alta velocidade, possuem a base mais longa.

Por que patinar com base com 3 rodas?
VELOCIDADE: rodas maiores, mais velocidade.
AGILIDADE: um ponto a menos de contato no solo = patins mais ágeis.
LEVEZA: uma roda a menos, 1 parafuso, 2 rolamentos e 1 espaçador a menos em cada pé.
FLUIDEZ: rodas maiores fluem melhor pelas imperfeições e irregularidades de qualquer asfalto ou piso.

Qual a diferença do tamanho das 3 rodas?
100mm = agilidade, ideal para manobras.
110mm = velocidade e agilidade, ideal para percorrer a cidade sem abrir mão de saltos e manobras.
125mm = velocidade, ideal pra percorrer distâncias e manter sempre a velocidade alta.

Sobre freio de patins:
Patins quad possui freio dianteiro em ambos pés, já os modelos inline o freio é traseiro em um dos pés, porém nem todos inline possuem freios, depende de cada modalidade e marca.